A Fauna e a Flora

Normalmente é difícil de distinguir fauna de flora, mas cada uma tem um significado que as distingue.
A fauna é um conjunto de animais de uma região ou de um país. A flora é um conjunto de plantas de uma região ou de um país.
  •  Fauna
Esta é uma reserva muito rica em animais, e muitos deles são raros em quase todas as reservas. É no Paul Boquilobo que se encontram a maior colónia de garças da Península Ibérica. Mas existe muitos outros animais que habitam e tornam esta reserva importante.

Existe várias espécies, como peixes, anfíbios, mamíferos, repteis e aves.
 A Reserva é conhecido pela grande variedade de aves, existe as aves especialidades que são a garçote, goraz, garça-vermelha, águia-pesqueira, pica-pau-malhado-pequeno, estorninho-malhado e bico-grossudo; e as aves raras como o pelicano-branco, garça-dos-recifes, marabu, marrequinha-americana, zarro-de-calor, pato-de-rabo-alçado-americano e muitas outras espécies vulgares. O gráfico abaixo diz-nos especificamente o número de espécies da Reserva.  

  • Flora
Na Reserva a flora tem espécies apropriadas a ambientes húmidos, o que se verifica que consoante o regime hídrico varia a flora.
Numa parte da reserva predominam os habitats naturais, distribuindo-se ao longo de cursos de água ou pelas zonas inundáveis. Ao longo das linhas de água nascem em filas choupos, freixos e salgueiros, que compõem densos núcleos nas zonas mais inundáveis.
Existe uma grande flora no Paul como espécies arbóreas, plantas de água, comunidades herbáceas.
Outros habitats existentes no Paul, são nos terraços fluviais e nas zonas de transição para as zonas húmidas e a mata mediterrânea, com a presença de sobreiro.
Em zonas inundáveis associadas a actividades agrícolas, surgem pastagens húmidas ou formações dominadas por espécies infestantes.